Pesquisadores identificam benefícios de manter bezerras em pares já na primeira semana de vida

Pesquisadores identificam benefícios de manter bezerras em pares já na primeira semana de vida

12 de maio, 2025

O setor de produção de leite no Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial com mais de 34 bilhões de litros produzidos anualmente, é um dos pilares do agronegócio nacional. Com mais de 1 milhão de propriedades leiteiras espalhadas por 98% dos municípios brasileiros, o setor emprega cerca de 4 milhões de pessoas, em sua maioria pequenos e médios produtores, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de 2024.   

Diante da importância econômica e social da cadeia produtiva do leite, um estudo conduzido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo (UP) e Universidade de Vermont (EUA) revelou que o alojamento precoce de bezerras leiteiras em pares pode trazer benefícios significativos para o bem-estar e desenvolvimento dos animais. A pesquisa avaliou o impacto do alojamento em pares em diferentes idades e concluiu que o realizado na primeira semana de vida é o mais benéfico. 

O professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da PUCPR, Ruan Daros, explica que a separação de bezerros de suas mães logo após o nascimento é uma prática comum na pecuária leiteira. “Para reduzir os impactos negativos desse isolamento social, a criação de bezerros em pares ou duplas tem se mostrado uma estratégia eficaz para melhorar o bem-estar animal”, detalha. 

Foram analisadas 140 bezerras da raça Holandesa, distribuídas em três grupos conforme a idade: 7 dias (precoce), 30 dias (intermediário) e 50 dias (tardio). Os animais foram acompanhados da primeira semana de vida até o desaleitamento, aos 78 dias de vida. O acompanhamento incluiu observações diárias de comportamento, avaliações de saúde, consumo de ração e ganho de peso. 

Resultados

“Bezerras alojadas em pares na primeira semana de vida apresentaram mais fatores que indicam melhor bem-estar animal. Foram notados comportamentos positivos, como explorar, brincar e interagir socialmente, e menos comportamentos negativos, como ociosidade, comportamentos repetitivos ou anormais”, destacaram os pesquisador que conduziu a pesquisa, M.V. Doutorando da PUCPR, Michail Moroz. 

 Embora o peso final das bezerras ao desaleitamento tenha sido semelhante entre os grupos, aquelas alojadas precocemente em pares apresentaram pesos mais homogêneos, o que pode indicar uma adaptação alimentar mais eficiente. Além disso, não foram observadas diferenças significativas na incidência de doenças entre os diferentes grupos, reforçando que o alojamento em pares não compromete a saúde dos animais. 

 Com base nas conclusões, os pesquisadores recomendam a adoção do alojamento precoce como uma estratégia para maximizar o bem-estar e o desenvolvimento das bezerras leiteiras, sem prejuízos à saúde ou ao desempenho produtivo. “Essa prática pode ser um diferencial importante para produtores que buscam alinhar eficiência produtiva com as crescentes demandas do mercado por bem-estar animal”, frisaram os pesquisadores do estudo.

Publicação do estudo 

O estudo When to pair: Effects of different pairing ages on dairy calf health, behavior and performance (Quando parear: efeitos de diferentes idades de alojamento em pares na saúde, comportamento e desempenho de bezerras leiteiras) foi publicado no Journal of Dairy Science, em janeiro de 2025, e está disponível no link: https://doi.org/10.3168/jds.2024-25686

 

 

Fonte: Revista Leite Integral

  • Highland Magic Duncan: um gigante da genética Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Highland Magic Duncan: um gigante da genética Jersey

  • A raça Jersey alcança novos recordes e reforça seu impacto na indústria leiteira

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    A raça Jersey alcança novos recordes e reforça seu impacto na indústria leiteira

  • Jersey: a solução mais lucrativa e sustentável para a pecuária de leite na Austrália

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Jersey: a solução mais lucrativa e sustentável para a pecuária de leite na Austrália

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top