Leite, alimento nobre até na bíblia
20 de julho, 2025
Escrito por Marcelo de Paula Xavier, M.Sc*
O mundo de hoje está profundamente diferente daquele que existia no final do século passado. Em poucas décadas, a tecnologia e a concentração de dinheiro (e poder) transformaram a maneira como vivemos, nos comunicamos, trabalhamos e...até pensamos.
A velocidade da informação (ou desinformação) trouxe grandes avanços, mas também gerou consequências desagradáveis em muitos aspectos da vida. A nossa alimentação reflete um pouco desse panorama. Não só quanto ao que comemos, mas também como nos relacionamos com a comida.
Neste cenário, uma das atitudes que mais me surpreendem é a “demonização” do leite por uma parcela não desprezível da população. É espantoso ver como um alimento que, por tanto tempo, foi símbolo de saúde, vitalidade e boa nutrição passou a ser alvo de ataques e desconfiança.
Por milênios considerado um dos alimentos mais completos e essenciais na dieta humana, o leite tem sido envolto em críticas e polêmicas nos últimos anos. Essa "difamação" emerge de várias frentes e sob várias alegações, muitas delas bem estapafúrdias por sinal.
No entato, o leite já era tido como um alimento muito nobre na bíblia. Gênesis 18,1-10, por exemplo, descreve a visita do Senhor a Abraão. Abrãao estava sentado à entrada da sua tenda, quando viu três homens se aproximando. Ele os recebeu com grande hospitalidade, ofereceu água, descanso e alimentos. Durante a refeição, um deles (o Senhor) revelou que Sara (esposa de Abraão), mesmo idosa e estéril, teria um filho.
Uma coisa que chama atenção nessa passagem é que Abraão ofereceu coalhada e leite como alimentos ao próprio Deus:
6Abraão foi apressadamente à tenda e disse a Sara: "Depressa, pegue três medidas da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães". 7Depois correu ao rebanho e escolheu o melhor novilho, e o deu a um servo, que se apressou em prepará-lo. 8Trouxe então coalhada, leite e o novilho que havia sido preparado, e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore.
Essa visita é uma teofania; ou seja, uma manifestação visível de Deus. Embora venham “três homens”, o texto deixa claro que o Senhor (Deus) está entre eles. Para a igreja católica, isso inclusive é um prenúncio da Santíssima Trindade.
Além dessa, mais passagens bíblicas ressaltam o leite como um alimento nobre e importante:
- Êxodo 3:8 ("Terra que mana leite e mel") – “Por isso desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e fazê-lo subir daquela terra para uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel.”
- Provérbios 27:27 (Leite das cabras como sustento) – “E haverá bastante leite de cabras para teu sustento, para o sustento da tua casa e das tuas servas.”
- Cânticos 4:11 (Leite como símbolo de prazer e afeto) – “Os teus lábios destilam mel, minha esposa; mel e leite estão debaixo da tua língua...”
- Isaías 55:1 (Leite como oferta gratuita de Deus) – “Vinde, todos os que tendes sede, vinde às águas; e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai vinho e leite, sem dinheiro e sem preço.”
Problemas que podem ser reais são exagerados
Muitos problemas reais (como intolerância à lactose ou alergias à proteína do leite) são exagerados ou generalizados nas redes sociais. Isso faz com que o leite seja atacado com base em experiências individuais ou ideologizadas, e não em evidências científicas ou contextos equilibrados. Não obstante, a própria bíblia reflete a importância e nobreza desse alimento que:
- Simboliza a fartura e bênção de Deus (terra prometida);
- Representa o alimento espiritual necessário para o crescimento na fé;
- Reflete o sustento diário e o cuidado familiar;
- É usado em contextos de amor, beleza e adoração.
__________________________________________________________________________________________________________
*Marcelo de Paula Xavier, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.