Projeto inovador usa tecnologia da informação para ajudar a pecuária de leite

Projeto inovador usa tecnologia da informação para ajudar a pecuária de leite

13 de fevereiro, 2022

O uso da tecnologia é uma realidade que tem gerado maior precisão e previsibilidade no campo. Um projeto inovador está fazendo uso de tecnologia da informação (TI) para aproximar produtores de leite, laticínios e uma cooperativa de crédito no oeste do Paraná.

O objetivo da parceria é reduzir a burocracia na liberação de crédito e garantir taxas mais atrativas aos pecuaristas. A tecnologia funciona por meio de uma solução de gestão de dados chamada SobControle Fazenda, que foi desenvolvida pela empresa Reruam e está em fase de implantação no Laticínio Santa Helena, em Cascavel.

Tecnologia: Gestão de dados aplicado no rebanho leiteiro

Já utilizado por empresas de grande porte do mercado nacional, o SobControle Fazenda viabiliza soluções que permitem agregar, analisar e apresentar informações em tempo real sobre as atividades dentro da propriedade, bem como o seu compartilhamento com parceiros, gerando possibilidade de antever mudanças e problemas.

Por meio do software, é possivel coletar dados zootécnicos, de sanidade, reprodução, nutrição e produção. Isst permite que o produtor tenha controle total das atividades da rotina da propriedade, acessendo gráficos e relatórios gerados com o uso de inteligência artificial, que podem servir de apoio na tomada de decisão e diminuir consideravelmente os riscos e perdas. O pecuarista conta, ainda, com o serviço de monitoramento e suporte de uma equipe multidisciplinar.

A proposta é que, com o compartilhamento de informações em tempo real e confiabilidade dos dados, os produtores associados aos laticínios credenciados ao Sicoob Credicapital utilizem os relatórios gerados pelo software para solicitar crédito e planejar investimentos futuros. Isto porque a cooperativa vai receber diretamente do laticínio a informação de quanto o produtor de leite que está solicitando crédito tem a receber, como também uma previsão futura do leite a ser captado. Com base nisso, vai trabalhar as políticas de crédito para entregar uma solução mais rápida e simples, evitando a burocracia.

“A tecnologia é voltada para pecuaristas de qualquer porte, mas tem gerado grande diferença para aqueles que produzem entre 200 e 1.000 litros de leite/dia. Estudos de viabilidade já realizados indicaram que os pecuaristas que fizeram investimentos baseados nos dados e direcionados às áreas orientadas tiveram um acréscimo de rentabilidade mínimo de 30%”, destaca o gestor da SobControle Fazenda, Carlos Lima.

 

Fonte: Sou Agro

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top