Por que o leite gordo é a melhor coisa que você bebe...e a razão pela qual as coisas magras engordam

Por que o leite gordo é a melhor coisa que você bebe...e a razão pela qual as coisas magras engordam

07 de abril, 2019

Por Dr. Michael Mosley. Adaptado do artigo publicado no portal Mail Online, traduzido pela equipe do Canal do Leite. 

 

Quando eu era criança, quase todo mundo bebia leite gordo integral. Então, na década de 1970, fomos avisados ​​de que as gorduras saturadas encontradas nos lácteos bloqueariam nossas artérias e nos engordariam. Preocupados com a saúde, muitos mudaram para o leite desnatado ou desistiram completamente do leite de vaca. Eu incluído.

Como resultado, os britânicos estão bebendo um terço a menos de leite do que há 30 anos e as taxas de consumo continuam caindo. Uma pesquisa recente descobriu que um terço das pessoas com menos de 35 anos está considerando reduzir os lácteos, citando razões de saúde ou morais. Em vez disso, optam por alternativas à base de plantas, como "leite" de soja, amêndoa ou coco.

Se você está pensando em abandonar os lácteos, por razões de saúde, então há algumas coisas a saber. Porque, a menos que você realmente entenda o que está fazendo, abandonar os lácteos pode ser ruim para os ossos, coração e cérebro. E, ironicamente, optar por versões "magras" pode até deixá-lo mais gordo. Após pesar as evidências, mudei de novo para a versão integral - e depois de ler isso, você pode querer fazer o mesmo.

Leite de amêndoa não vai proteger seu cérebro

O leite de vaca contém muitos nutrientes essenciais que o "leite" de nozes ou aveia não contêm; altos níveis de proteína e vitamina B12, por exemplo.

Todo mundo sabe que os laticínios são uma excelente fonte natural de cálcio, essencial para ossos saudáveis, mas muitos não estão cientes de outro nutriente igualmente importante, chamado iodo. Um pequeno copo de leite de vaca (gordo, semi-desnatado ou desnatado) contém quase 70% da nossa ingestão diária recomendada de iodo - essencial para o desenvolvimento do cérebro em bebês e regulação do humor e do metabolismo em adultos.

Infelizmente, as mulheres jovens tendem a ter os níveis mais baixos - e esse é o mesmo grupo demográfico que provavelmente evita os alimentos de origem animal em favor de alternativas baseadas em plantas. Um estudo de 2011 com adolescentes britânicas descobriu que quase 70% tinham níveis de iodo bem abaixo do mínimo aceitável. O iodo é necessário para fazer a tiroxina, um hormônio liberado pela tireóide que controla a eficácia do seu corpo na conversão de alimentos em energia, também conhecida como taxa metabólica.

Níveis persistentemente baixos de iodo levam ao esgotamento desse hormônio e à desaceleração das funções corporais vitais, incluindo a queima de energia. É o que é conhecido como estado de "hipotireoidismo", que leva ao ganho de peso e alterações de humor. Mais preocupante, a deficiência de iodo em uma mulher grávida pode afetar o cérebro de seu feto. Um estudo de 20 anos com 14.000 mulheres grávidas e pós-grávidas descobriu que, se uma gestante fosse leve a moderadamente deficiente em iodo, isso teria um efeito significativo na capacidade de leitura do seu filho e no seu QI.

Outro estudo, que analisou quase 50.000 bebês, descobriu que a ingestão de iodo pela mãe e pelo recém-nascido tem um impacto significativo no desenvolvimento neurológico da criança aos três anos de idade. Baixos níveis do mineral foram associados ao atraso no desenvolvimento da linguagem, problemas comportamentais e habilidades motoras reduzidas em crianças. Isso acontece porque a falta de hormônios tireoidianos interrompe drasticamente o desenvolvimento cerebral do feto.

A gordura extra pode reduzir sua sensação de fome

Eu troquei o leite integral pelo desnatado na década de 1980, em meio a temores de que a gordura saturada poderia afetar minha saúde do coração e minha cintura. O problema foi que eu encontrei um leite desnatado (que tem cerca de 0,3% de gordura) tão aguado que eu não conseguia engolir, então escolhi semi-desnatado (1,6% de gordura). Este leite permaneceu na minha vida por muitos anos até o ano passado. Voltei ao integral depois de ler uma série de estudos recentes que mostraram que os tipos de gordura saturada que você encontra no leite e laticínios parecem ser mais protetores do que prejudiciais.

Uma das razões pelas quais nos disseram para optar por opções com baixo teor de gordura, como o leite desnatado, é porque o consumo de gorduras saturadas aumenta o nível no sangue de LDL, frequentemente considerado como "colesterol ruim". Altos níveis de LDL estão associados a uma maior chance de doença cardíaca.

Também se supunha que, como o leite desnatado tem menos de dois terços da quantidade de calorias do que o leite integral, seria menos engordativo. Mas agora sabemos que é mais complicado que isso.

A gordura saturada no leite realmente aumenta o LDL, mas também aumenta os níveis de "bom colesterol", conhecidos como HDL, e isso parece equilibrar o dano causado pelo LDL mais alto. O HDL coleta o excesso de colesterol no sangue e o leva de volta ao fígado, onde é digerido e removido do corpo.

Para surpresa de muitas pessoas (inclusive eu), tem havido um grande número de estudos recentes demonstrando que os bebedores de leite integrais não apenas tendem a ser mais magros do que aqueles de variedades com baixo teor de gordura, mas também apresentam menor risco de síndrome metabólica - ou a elevação da pressão sanguínea, elevando o nível de açúcar e aumentando os níveis de gorduras no sangue, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca.

Um estudo recente de 1.600 homens suecos saudáveis ​​de meia idade descobriu que aqueles que comiam manteiga e bebiam leite integral tinham metade da probabilidade de se tornarem obesos, ao longo de um período de estudo de 11 anos, do que aqueles que consumiam leite desnatado ou versões com baixo teor de gordura. .

E um estudo com 18.438 mulheres americanas descobriu que as pessoas que comem a maior quantidade de laticínios integrais eram as menos propensas a ganhar muito peso ao longo de 11 anos. A explicação provável, de acordo com pesquisas, é que o consumo de produtos lácteos com alto teor de gordura as mantém satisfeitas por mais tempo, reduzindo a atração por lanches açucarados.

O leite integral pode ter três vezes o teor de gordura, mas também contém 90 vezes a quantidade de gorduras ômega-3 encontradas no leite desnatado, e cerca de duas vezes mais do que o semidesnatado. Eu gosto do sabor do leite integral e aquelas poucas gramas extras de gordura reduzem minha fome. Acredito que meu cérebro, ossos, coração - e papilas gustativas - me agradecerão por isso.

 

Artigo original disponível em: https://www.dailymail.co.uk/health/article-6868009/DR-MICHAEL-MOSLEY-fat-milk-best-thing-drink.html

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top