Bolsonaro se reúne com produtores de leite em Bagé

Bolsonaro se reúne com produtores de leite em Bagé

03 de agosto, 2020

Em visita a Bagé/RS, na última sexta-feira (31/07), o presidente Jair Bolsonaro recebeu um ofício dos produtores de leite gaúchos, com uma pauta de reivindicações. Eles pedem a ampliação do Proagro (seguro agrícola) para as várias atividades envolvidas na produção de leite e medidas do governo federal para o fortalecimento da cadeia leiteira.

Segundo o portal Agro em Dia, o documento foi entregue durante encontro com os produtores Joel Dalcin, Rafael Hermann e Leonel Fonseca, que são os coordenadores do Movimento Construindo Leite Brasil e da Associação Construindo Leite. A audiência foi articulada pelo deputado federal Ronaldo Santini (PTB-RS), o qual também é membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

No ofício, os produtores ressaltam que o Rio Grande do Sul vem sofrendo transtornos climáticos desde o segundo semestre de 2019, o que gerou grandes prejuízos aos produtores de leite. Em consequência disso, destacam os produtores, a repercussão na alimentação do gado leiteiro será sentida por mais tempo.

Neste contexto, os produtores precisam se reorganizar, ajustando as matrizes e direcionando os investimentos à alimentação do gado, a fim de que tenham uma produção de leite de qualidade para distribuir à população.

Eles reivindicaram a Bolsonaro incentivos fiscais e desoneração da produção de leite. Pediram, também, a antecipação do preço pago aos produtores de leite pelos laticínios, para que possam saber quanto receberão no mês seguinte à entrega do produto, de modo a melhor planejarem suas atividades.

Os produtores pediram – ainda – incentivos às exportações de leite, regulação das importações, apoio para aumentar o consumo de leite, fixação de metas para a cadeia produtiva leiteira e maior participação da base produtora no Comitê Técnico Consultivo do Leite e na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do MAPA.

“Estamos satisfeitos com a atenção do presidente. Conseguimos passar um pouco dos anseios dos produtores de leite e entregamos a pauta, que serão encaminhadas”, pontuou Joel Dalcin.

“Deu para vermos que o presidente Bolsonaro é comprometido não só com os produtores de leite, mas com o agronegócio gaúcho e brasileiro. A gente sente que ele sabe que a base da nossa economia brasileira está no agronegócio”, frisou Rafael Hermann, que entregou o ofício com as reivindicações do setor a Bolsonaro.

Leonal Fonseca acrescentou: “Também conversamos com assessores do presidente Bolsonaro e deputado. Enfatizamos a necessidade de que essa mudança [para o setor leiteiro] venha acontecer. Eles sabem das dificuldades da cadeia leiteira, e a gente quer estar inserido no núcleo decisório político. Precisamos ter voz e vez. Vamos dialogar, opinar, dar sugestões e receber críticas, mas precisamos estar inseridos nesse contexto.”

 

Fonte: AGROemDIA

 

 

Confira a íntegra do ofício abaixo:

 

Ao Excelentíssimo Senhor Jair Messias Bolsonaro

Presidente da República

Brasília – DF

 

Senhor Presidente da República:

Cumprimentando-o cordialmente, vimos pelo presente solicitar sua gerência no que diz respeito a ampliação no seguro PROAGRO, para abrangência nos setores de pastagem, silagem dentre outros seguimentos na produção de leite.

Ocorre que o estado do Rio Grande do Sul, vem sofrendo com a seca prolongada, estiagem, agora com as chuvas constantes, e isso traz prejuízos aos produtores de leite na região.

Cabe destacar que a repercussão na alimentação do gado leiteiro será sentida, ainda, por mais tempo, com isso muitos produtores terão que se reorganizar, ajustando as matrizes, rumando os seus investimentos para boa alimentação do gado, para que se tenha uma produção de leite de boa qualidade para a distribuição à população.

Assim, pontuamos algumas questões que se fazem necessárias para que os produtores de leite possam prosseguir com o seu trabalho de maneira mais eficaz e sistemática na produção do leite.

CÂMARA SETORIAL DO LEITE

Democratizar com a participação dos representantes de empresários produtores de leite eleitos pela classe e com a participação dos consumidores, ocupando cadeiras na CSL.

Reuniões periódicas do CSL para atender fortalecimento de um PLANO NACIONAL DA CADEIA LÁCTEA.

CTC-LEITE

Ampliar a atuação de uma área dentro do MAPA com a participação permanente do CONSUMIDOR, EMPRESÁRIOS PRODUTORES DE LEITE e demais elos com a participação e mediação do GOVERNO, para definir o PLANO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA CADEIA LÁCTEA e debater e acompanhar as ações de forma permanente.

GOVERNO

Deixar claro as metas governamentais no mercado interno e externo para o leite e seus derivados e os programas de governo, para direcionar a construção do PLANO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA CADEIA LÁCTEA.

PLANO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA CADEIA LÁCTEA

Tem que levar em conta o fortalecimento da representatividade empresário produtor de leite para que se liberte da escravidão comercial imposta pelo sistema, com foco em seus diversos sistemas de produção e escalas de produção, fortalecendo os pequenos laticínios e as economias dos municípios.

ENTIDADES REPRESENTATIVAS

Alinhar as ações junto as entidades representativas CNA, ABRALEITE, MAPA para as pautas e ações dos empresários produtores de leite.

PAUTA MÍNIMA DO PRODUTOR DE LEITE

*Independente do sistema de produção e volume de leite dos produtores de leite;

*Regular a importação de leite;

*Incentivar o consumo de leite interno, inclusive com ações governamentais;

*Incentivar a exportação do nosso leite;

*Seguro rural para o produtor de leite, que tenha abrangência no milho silagem e pastagens devido os vários fenômenos e variações climáticas;

*Incentivos fiscais para o produtor de leite e desonerar a produção de leite;

*Preço antecipado ao produtor de leite permitindo que o mesmo possa planejar, para o produtor saber qual valor receberá pelo produto antes do início do período mensal subsequente.

Certo da atenção e sensibilidade de Vossa Excelência, desde já agradecemos.

 

Joel Dalcin Alberto – Rafael Hermann – Leonel Fonseca

Movimento Construindo Leite Brasil e a  Associação de Produtores Construindo Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top