Marcelo de Paula Xavier


Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

canaldoleite@terra.com.br

PUBLICAÇÕES

O incrível rebanho dos recordes que revolucionou a produção leiteira da raça Jersey no mundo

17 de agosto, 2024

Escrito por Marcelo de Paula Xavier, M.Sc.*

 

Existem rebanhos leiteiros que são verdadeiramente espetaculares, que não apenas elevam o padrão de excelência de uma raça, mas também ajudam a reescrever a história da pecuária de leite no mundo. E quando falamos desses rebanhos extraordinários, que são reconhecidos por sua notável capacidade de produção, temos que mencionar uma fazenda no estado americano de Washington.

Por quase 4 décadas, Randy Kortus operou – junto com sua família – o aclamado rebanho de vacas Holandesas, Jersey e Ayrshire da Fazenda Mainstream. Em 2020, infelizmente, o rebanho foi liquidado.

Randy e sua falecida esposa (Jana) eram mestres na criação de gado leiteiro, individualizando os cuidados com cada vaca para maximizar seu potencial genético. Não importando a raça, a família Kortus fez fama desenvolvendo animais que impactaram a genética de gado leiteiro em âmbito mundial. Isso foi alcançado com atenção aos mínimos detalhes, visando o desenvolvimento de animais de extremo desempenho, mas com equilíbrio em características de produção, força e conformação.

Falando especificamente do Jersey, o rebanho Mainstream liderou a produção de leite nos EUA por 11 anos consecutivos, começando em 2005 e se mantendo entre os 10 melhores nos três anos seguintes. A média de lactação do rebanho em 2009 ainda permanece como o recorde histórico na raça Jersey para todas as medidas padronizadas de produção: 14.694 kg de leite (48,18 kg/dia), 813 kg de gordura (5,53%) e 502 kg de proteína (3,42%).

Poucos rebanhos contemporâneos rivalizam com o Mainstream na criação de animais Jersey de alta produção, uma conquista notável dado seu pequeno tamanho. Nos EUA, entre as vacas que produziram os 25 maiores recordes de produção de leite, gordura e proteína da raça estão 11 animais pertencentes à familía Kortus. Ao longo dos anos, as estrelas da ordenha na Fazenda Mainstream ganharam mais de 165 prêmios do Hall da Fama do leite americano.

A primeira superestrela do rebanho foi a vaca MAINSTREAM BERRETTA JOY (MB-88), que apareceu em cena em 2003, com uma produção de 20.380 kg de leite (novo recorde mundial para a raça Jersey). Quatro anos depois, sua filha – MAINSTREAM BARKLY JUBILEE (MB-87) – quebrou esse recorde com 22.339 kg de leite (61,2 kg/dia). Na próxima lactação, ela ultrapassou sua própria marca com 25.215 kg de leite (69,1 kg/dia), 1.157 kg de gordura e 815 kg de proteína. Estas marcas ainda permanecem como recordes mundias da raça Jersey para produção de leite e proteína.

Outra matriarca que fez história é MAINSTREAM JACE SHELLY (EX-91), que liderou – por cinco anos consecutivos – todas as divisões do Concurso de Produção Vitalícia para vacas vivas da raça Jersey nos EUA. Ela detém o título de campeã de produção vitalícia de todos os tempos e terminou sua vida produtiva com as seguintes marcas: 189.869 kg de leite, 9.456 kg de gordura e 7.083 kg de proteína, em 4.657 dias.

Mainstream Jace Shelly EX-91

JOY foi duas vezes vencedora do President’s Trophy. JUBILLE e SHELLY também ganharam este prêmio junto com o Hilmar Cheese Yield TrophyOutras lendas no concurso de produção vitalícia são LAGERWEYS HALMARK REDROSE (EX-91), vencedora do concurso em 2012, MAINSTREAM HALLMARK SERENA (EX-90) e SELECT LILY OF MAINSTREAM (EX-91).

O gado da Fazenda Mainstream tinha picos de produção muito elevados, mas sua consistência é o que mais impressiona. O sucesso deste rebanho é fruto de dedicação incansável, manejo de ponta e uma paixão profunda pelo aprimoramento genético. Reconhecido no mundo todo, o prefixo Mainstream é sinônimo de altíssima produção, tipo funcional e tremenda longevidade.

 

____________________________________________________________________________________________________________

*Marcelo de Paula Xavier, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top